Como você se relaciona com seu trabalho?

As experiências relacionadas ao trabalho constituem e estruturam muitas de nossas atitudes, pensamentos e sentimentos. Afinal, o trabalho é um dos aspectos mais importantes na nossa vida. Passamos a maior parte do dia dedicados a ele. Geralmente, todas as atividades que realizamos são adaptadas de acordo com o funcionamento de nosso trabalho, horários, alimentação, exercícios, atividades de lazer, tudo depende de como nos organizamos em relação ao trabalho. É ele que vem em primeiro lugar quando pensamos em nos organizar, não é? Você já refletiu sobre o quanto o trabalho influencia em sua rotina? 

Os aspectos referentes à organização da rotina a partir do trabalho interferem significativamente no convívio familiar, uma vez que os horários de trabalho, o cansaço físico e mental, além das responsabilidades domésticas e financeiras podem dificultar a interação e nossa rotina.

Nem sempre o trabalho foi valorizado e considerado central na vida das pessoas. No entanto, a compreensão das modificações que ocorreram em nosso cotidiano a partir do capitalismo, demonstram a importância que o trabalho possui hoje para o mundo e sua influência nos modos de subjetivação. Por isso, a amplitude que o trabalho tomou na vida das pessoas somado ao modo de vida que temos, que é essencialmente capitalista, acabou intensificando diversos fatores prejudiciais à nossa saúde mental e física. 

Ansiedade, transtorno de pânico, síndrome de burnout, obesidade e até depressão, muitas enfermidades podem ser associadas a forma como nos relacionamos com o trabalho. O lanche ou doce que comemos depois de um dia de trabalho muito estressante como forma de recompensa ou alívio, a forma como dialogamos com nossos familiares, muitas vezes discutindo ou tendo atitudes que causam arrependimento depois. Estas situações muitas vezes acontecem por nos sentirmos pressionados, estressados, ansiosos e a forma que encontramos para diminuir um pouco do sofrimento é descontar em outros aspectos de nossa vida. E isso nem sempre é consciente, na maioria das vezes nem percebemos. 

Agora, pare e reflita: você percebe que situações como as mencionadas acima estão acontecendo no seu dia a dia?

A forma como lidamos com situações do trabalho influencia as nossas relações em todos os âmbitos da vida, mas, principalmente nos ambientes de trabalho, já que este é o meio pelo qual o sujeito conquista sua renda para sobreviver e com a qual pode utilizar para consumir e aliviar uma pequena parcela de suas angústias e de seu sofrimento.

As vivências e lembranças que temos sobre o trabalho que realizamos podem ser compreendidas em sua conexão com a subjetividade, aspectos que são singulares, cada pessoa é única e possui sua forma de enxergar o seu contexto. A partir disso também podemos compreender nossos valores, necessidades e projetos pessoais e profissionais. por evocar diferentes valores, necessidades e projetos de cada sujeito. Além disso, essas experiências acarretam em variados modos de trabalhar e de se relacionar no trabalho, podendo surgir resultados positivos, de crescimento e aprendizados, como também negativos, acarretando sofrimento e prejuízos emocionais ao funcionário e consequentemente para a organização a qual ele está vinculado. 

Você está realizado profissionalmente? Você já parou para pensar se esse ritmo que você leva hoje você quer continuar mantendo daqui há quatro ou cinco anos? 

Se você percebe que não está satisfeito e realizado profissionalmente você pode começar a agir agora para ir em busca do que você realmente deseja.

Entre em contato!

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com